O Patrono da Etec Pedro Ferreira Alves

Em 27 de junho de 1892, na cidade de Mogi Mirim, nascia Pedro Ferreira Alves, segundo filho do Coronel Venâncio Ferreira Alves Adorno. Zizinho, era assim que Pedro era chamado em sua infância e foi neste momento que encantou-se com o futebol, um esporte que iniciava-se no Brasil. Em 1910 destacou-se no Futebol amador ao mesmo tempo que estudava farmácia. Logo depois casou-se com sua primeira esposa e teve quatro filhos com ela.

 Em 1919 a habilidade com a bola o destacou entre os atletas do Mogi Mirim Esporte Clube. Popular por ser bom jogador elegeu-se vereador em 1925.  O curioso é que os prefeitos desta época eram eleitos pelos vereadores. Pedro Ferreira Alves é escolhido por seus pares para ser prefeito em seu primeiro mandato no biênio 1926/1927. Em 1927 também perde sua esposa para Febre Tifoide.

No ano de 1930 funda o Banco da Lavoura de Mogi Mirim, mas seu engajamento político fala mais alto em 1935 vende o banco e transfere-se para capital paulista, permanece por lá até 1943. Volta a Mogi Mirim para seu 2° mandato como prefeito nomeado pelo então governador Fernando Costa. É o momento que inicia-se a construção das grandes galerias de esgoto. Solicita também ao governo estadual a construção de um ginásio industrial.

Após anos de viuvez em 1945 casa-se novamente com a professora de 1° grau Lucia de Campos Ferreira Alves e no ano seguinte 1946 deixa a prefeitura, mas é nomeado para o cargo de inspetor de menores.

No ano de 1950 é novamente eleito para vereador para biênio 1951/1952. Com o final do seu mandato de vereador aposenta-se compulsoriamente.

Vitimado por infarto, falece em 19 de abril de 1962.  Não demora e logo é feita uma homenagem a essa figura ilustríssima da cidade, dá-se o seu nome a escola que passa a ser conhecida por “Ginásio Industrial Pedro Ferreira Alves”, atualmente mais conhecida   por “Etec Pedro Ferreira Alves”.

Conheça um pouco mais sobre a história da escola clicando aqui

Copyright © 2017 ETEC - Pedro Ferreira Alves. Todos os direitos reservados.
Rua Ariovaldo Silveira Franco, 237, Jd. Brasília, Mogi Mirim - SP