VESTIBULINHO P 2021/1º SEMESTRE
 
 

- Por que não estou conseguindo falar na Etec para obter mais informações sobre o Vestibulinho?

Conforme orientação do Centro Paula Souza, devido a pandemia, os funcionários estão trabalhando de forma remota, então para entrar em contato com a Secretaria Acadêmica é só enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou para mais informações sobre o Vestibulinho 2021/ 1º semestre no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

- Vai ter prova?

Por conta da pandemia do COVID-19 não serão aplicadas provas presenciais. O critério adotado é o da análise do histórico escolar. A classificação final vai considerar a média aritmética simples das notas das disciplinas de português e matemática das séries solicitas conforme a modalidade.

- Como faço a inscrição?

Pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. É preciso preencher a ficha de inscrição pela internet e pagar a taxa no valor de R$ 19,00 (dezenove) até 14/12.

- Até quando posso me inscrever para o Vestibulinho?

Até as 15 horas do dia 14 de dezembro pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

- Não tenho computador, não consigo fazer a minha inscrição?

A partir do dia 30/11 a Etec disponibilizará um atendimento exclusivo para o Vestibulinho onde será possível fazer sua inscrição, tirar dúvidas ou imprimir a 2ª via do boleto bancário. O Horário de atendimento será de Segunda a Sexta das 11h às 19h e somente será admitido na Unidade de Ensino o candidato que estiver portando máscaras de proteção facial com cobertura de nariz e boca, respeitando as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza.

- Quais documentos de identificação preciso para me inscrever?

Para se inscrever o interessado precisa ter CPF e fazer upload do Documento de Identificação (RG/RNE/CNH).

- Não tenho CPF. Como faço para me inscrever?

É preciso ter seu próprio CPF para fazer a inscrição. Consulte o site www.receita.fazenda.gov.br para informações sobre como obter esse documento. O candidato menor de 16 anos precisa informar obrigatoriamente o nome e o número do CPF de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor).

- Como serão as aulas por conta da pandemia do COVID-19?

Os cursos presenciais terão o início das aulas de forma remota (on-line), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível a continuidade das aulas de forma presencial na Etec/Extensão de Etec (classe descentralizada).

- O Vestibulinho oferece vagas para quais cursos nessa Etec?

  • Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM)
  • Novo Ensino Médio Integrado – Novotec – M.Tec (Carga horária reduzida)
  • Ensino Médico Integrado – parceria Fatec – AMS (Articulado Médio Superior)
  • Curso Técnico Noturno (presencial)
  • Curso Técnico a distância EAD (semipresencial/ sábado pela manhã)

- Fiz o pedido da redução da taxa de inscrição mais não enviei a documentação necessária, como devo proceder?

O sistema já está fechado para o envio da documentação e estará bloqueado para efetivar a inscrição até o dia 01/12, que será o período de análise da documentação para não correr o risco do candidato concluir a inscrição sem a redução, caso seja aprovado. Então, para todos os candidatos que fizeram a solicitação, mesmo que não tenha anexado a documentação, será liberado o sistema a partir do dia 01/12 para a conclusão da mesma.

- Vou prestar para o ensino médio, qual opção devo escolher no momento da inscrição?

Ao realizar a inscrição e escolher a cidade de Mogi Mirim, o candidato deverá escolher no campo Etec/ Extenção de Etec a opção de Etec Pedro Ferreira Alves – Jd. 31 de Março – Mirante, depois abrirá 4 opções (onde 2 são para ensino médio e 2 para técnico noturno). Você deverá escolher a opção Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional - 1ª série – para se inscrever no ensino médio com carga horária reduzida Novotec – M.tec no período da manhã ou tarde, ou

  • Etec/ Extenção de Etec a opção de Etec Pedro Ferreira Alves – Jd. 31 de Março – Mirante, depois abrirá 4 opções (onde 2 são para ensino médio e 2 para técnico noturno). Você deverá escolher a opção Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio - 1ª série – para se inscrever no ensino médio integrado no período integral (manhã e tarde),
  • Para inscrever-se na modalidade de Ensino Médio integrado AMS(Articulado Médio Superior) em parceria com a Fatec: Ao realizar a inscrição e escolher a cidade de Mogi Mirim, o candidato deverá escolher no campo Etec/ Extenção de Etec a opção de Etec Pedro Ferreira Alves - Extensão Fatec Mogi Mirim (Arthur de Azevedo) - Jardim 31 de Março onde abrirá somente a modalidade Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional - 1ª série onde a única opção de curso é o Desenvolvimento de Sistemas.

- Vou prestar para o Curso Técnico, qual opção devo escolher no momento da inscrição?

Ao realizar a inscrição e escolher a cidade de Mogi Mirim, o candidato deverá escolher no campo Etec/ Extenção de Etec a opção de Etec Pedro Ferreira Alves – Jd. 31 de Março – Mirante, depois abrirá 4 opções (onde 2 são para ensino médio e 2 para técnico). Você deverá escolher a opção Ensino Técnico (presencial) - 1º módulo para os cursos noturnos ou a opção de Ensino Técnico (Semipresencial) - Modalidade EAD - 1º módulo para Administração aos sábados pela manhã.

- Como funciona o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM)?

O candidato que escolher essa modalidade, ficará na Etec período integral (manhã e tarde), neste período irá cursar as matérias da base nacional comum juntamente com as matérias técnicas em um total de 8 aulas diárias.

- Como funciona Novo ensino Médio Integrado – Novotec – M.Tec (Carga horária reduzida)?

O candidato que escolher essa nova modalidade de ensino, ficará na Etec somente o período que escolher no momento da inscrição (manhã ou tarde), neste período irá cursar as matérias da base nacional comum juntamente com as matérias técnicas em um total de 6 aulas diárias com uma carga horária reduzida.

 

-Como funciona Ensino Médico Integrado – parceria com a Fatec – AMS (Articulado Médio Superior)?

Nessa modalidade de ensino o aluno irá estudar nas dependências da Fatec no período da tarde. Os professores de nossa unidade irão se deslocar para ministrar as aulas tanto do núcleo comum quanto da parte técnica. Ao final do 3º ano do Ensino Médio Integrado o aluno poderá optar por continuar mais dois anos na Fatec para concluir o tecnólogo. Os candidatos que prestarem para essa modalidade não precisarão prestar o vestibular para o ingresso no ensino superior.

- Como funciona Curso técnico noturno (presencial)?

No curso técnico noturno as aulas serão presenciais de Segunda a Sexta feira das 19h às 23h.

- Como funciona o Curso técnico a distância EAD (semipresencial)?

Na modalidade EAD as aulas presenciais são aos sábados pela manhã para sanar as dúvidas e durante a semana, no horário de sua preferência, o aluno deve realizar as atividades e estudar o conteúdo.

- Se eu escolher essa nova modalidade do Novotec M-tec ou AMS vou pegar o certificado do ensino Médio integrado ao Técnico?

A certificação do ETIM, do Novotec M-tec e do AMS sairão da mesma forma, todos são considerados ensino médio integrado, a diferença entre eles é somente a carga horária das disciplinas.

- Quem pode tentar uma vaga nos cursos técnicos presenciais e semipresenciais?

Quem já concluiu o Ensino Médio ou equivalente ou ainda está cursando o Ensino Médio nas modalidades regular (estar matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio), EJA (a partir do 2º semestre ou 2 (dois) certificados de aprovação em áreas de estudos ) ou Boletim de Aprovação do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

- Quem pode tentar uma vaga para o ensino médio integrado?

Quem concluiu o ensino fundamental ou irá concluir no ano de 2020.

- Tem idade mínima para fazer os cursos técnicos?

Para alguns sim: para o Curso de Técnico em Enfermagem o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até o dia 31-01-2021, para os demais cursos, o candidato deverá ter concluído ou somente estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio.

- O que é fazer upload?

Significa enviar arquivos para um servidor, ou seja, você vai enviar, no ato da inscrição, os seus documentos para o sistema de inscrição do Vestibulinho da Etec, para que esses documentos sejam analisados posteriormente.

- Perdi o meu documento do CPF. Não tenho o cartão do CPF. Como faço?

O candidato poderá utilizar o RG, para fazer upload no sistema, desde que este contenha o número do CPF ou imprimir o CPF no site da Receita Federal.

- Perdi o meu documento do RG. E agora?

Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:

- Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido.

- Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.

- Notas de quais disciplinas devo considerar para lançar no momento da inscrição?

  • Para candidatos ao Ensino Médio em todos os seus formatos, inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática, obtida no 8º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 7ª série do Ensino Fundamental de 8 anos concluído até 31-12-2019.
  • Para candidatos ao Ensino Técnico – 1º Módulo (presencial, semipresencial), inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática, obtida no 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos concluída até 31-12-2019.

- Conclui minha inscrição mais mudei de ideia quanto ao curso, é possível fazer a alteração?

O candidato poderá fazer qualquer alteração na ficha da inscrição, inclusive o curso escolhido, antes de efetuar o pagamento do boleto através do link https://www.vestibulinhoetec.com.br/candidato/, com o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. Caso tenha feito alguma alteração é necessário imprimir um novo boleto.

- Posso fazer mais de uma inscrição para o Vestibulinho?

Sim. O candidato poderá fazer mais de uma inscrição. 

Para liberar uma segunda inscrição o candidato deve efetuar o pagamento da primeira inscrição.

Após a confirmação da efetivação do pagamento da primeira inscrição o candidato deve acessar a área do candidato com a senha e cpf já cadastrados na primeira inscrição, na área do candidato terá um "botão" para iniciar inscrição, basta clicar neste "botão", fazer na nova inscrição e efetuar o pagamento desta segunda inscrição e assim sucessivamente.

- Como faço o pagamento taxa de inscrição?

O pagamento da taxa poderá ser realizado em dinheiro, na agência bancária de sua preferência, no horário de expediente, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica ou ainda, via internet, através do banco do candidato ou ainda através da ferramenta getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br.

- Quando o pagamento taxa de inscrição não será aceito?

Quando for feito por agendamento de pagamento de título de cobrança; pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente; cartão de crédito fora da ferramenta getnet disponibilizada no site vestibulinhoetec.com.br; pagamento com valores inferiores ao especificado no boleto bancário e pagamento de boleto de processos seletivos anteriores.

- Como sei quando o pagamento da taxa de inscrição foi efetivado?

A confirmação será enviada ao e-mail informado na inscrição até dez dias depois do pagamento da taxa ou através do link https://www.vestibulinhoetec.com.br/candidato/ com o CPF e a senha cadastrada é possível consultar. A inscrição somente será efetivada após o pagamento e compensação do boleto bancário dentro do período estabelecido para a inscrição e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

- Meu boleto está vencido, perdi minha inscrição?

Não, você poderá imprimir uma 2ª via do boleto com uma nova data de vencimento até o último dia da inscrição, 14/12 através do link https://www.vestibulinhoetec.com.br/candidato/ .

- Desisti de participar do Vestibulinho. Posso pegar o dinheiro de volta?

Não. A taxa de inscrição só vale para o atual Vestibulinho e, uma vez paga, não será devolvida,

- Minha solicitação de redução foi aprovada. Como faço?

O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá realizar sua inscrição no site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 01-12 até as 15 horas do dia 14-12 e efetuar o pagamento da taxa com redução de 50% do valor.

- Minha solicitação de redução foi reprovada. Como faço?

O candidato deverá realizar sua inscrição normalmente no site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 01-12 até as 15 horas do dia 14-12 e efetuar o pagamento da taxa no valor total (R$ 19,00).

 - Como posso imprimir a segunda via do boleto bancário?

Para obtenção de 2ª via do boleto bancário, o candidato deverá acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br, na seção “Área do Candidato”, no link “2ª via do boleto bancário” e imprimir o referido boleto, o qual estará disponível somente até as 20h da data-limite do encerramento das inscrições, ou seja, até as 20h do dia 14- 12-2020.

- Como funciona a 2ª opção?

A chamada de candidatos em 2ª opção só acontece depois que forem chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção. Por exemplo, João se inscreveu no Curso de Administração da Etec Camargo Aranha. Como 2ª opção, escolheu o curso de Contabilidade na mesma escola. Na classificação para Administração, João não obteve nota suficiente e ficou em 120º lugar. Já na 2ª opção, para o curso de Contabilidade, ele ficou em 48º lugar da lista contendo mesmo que sua nota fosse suficiente para passar em 1ª opção. Porém, João só será chamado se alguns dos candidatos, que escolheram Contabilidade como 1ª opção, deixem de fazer a matrícula.

- Como funciona o sistema de pontuação acrescida?

Poderão ser acrescidos os seguintes percentuais à nota final do candidato inscrito para o Ensino Médio ou para o Curso Técnico:

  • 3% para o candidato que se declarar afrodescendente;
  • 10% para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, devendo, no ato da inscrição, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade;
  • 13% para o candidato que atender cumulativamente os itens 1 e 2 - “afrodescendência” e “escolaridade pública”.

- Como comprovo a escolaridade pública?

Através de um documento que comprove que o candidato cursou integralmente, todos os anos da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas de ensino.

- Quais documentos comprovam a escolaridade pública?

  • Declaração Escolar conforme modelo da página 32 do manual do candidato;
  • Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.
  • Para os candidatos que realizaram estudos em outro país, parecer de equivalência de estudos realizados no Exterior, emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação e declaração do respectivo Consulado atestando a autenticidade do Histórico Escolar apresentado bem como a natureza pública da instituição de ensino.

- Existe cota para deficiente?

Os candidatos que se declararem com deficiência no questionário socioeconômico concorrem em igualdade de condições com os demais candidatos no tocante a pontuação, classificação geral e convocação para a matrícula. Não há cotas exclusivas de ingresso.

- Por que fui desclassificado?

Será desclassificado o candidato que:

  • Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do processo;
  • Não enviar a documentação que comprove o rendimento escolar de Português e Matemática solicitada no ato da inscrição;
  • Não enviar documentação que comprove a escolaridade pública, quando declarada;
  • Enviar documentação divergente, arquivo corrompido ou ilegível;
  • Zerar na nota média das disciplinas de Português e Matemática;

- Onde são divulgadas as listas de convocação para a matrícula?

As listas de convocação da 1ª e 2ª chamada somente serão divulgadas eletronicamente no site www.vestibulinhoetec.com.br.

- Quando será divulgada a lista de classificação do Vestibulinho?

No dia 19-01-2021 será divulgada a lista de classificação geral para os candidatos inscritos nos cursos do Ensino Médio em todos dos seus formatos, no Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line), e para os cursos de Especialização Técnica de Nível Médio, no site www.vestibulinhoetec.com.br, sendo composta por todos os candidatos inscritos na Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada), para o mesmo curso e período, em ordem decrescente de notas finais.

  • É de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, a verificação da lista.
  • Não serão fornecidas informações a respeito da lista por telefone, carta ou e-mail.

- Não passei na 1ª opção. Posso ser chamado para a 2ª opção?

A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá após terem sido chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção.

  • A lista de candidatos aptos na 2ª opção será formada pelos candidatos que não foram classificados dentro do limite de vagas fixados para o curso escolhido em 1ª opção.

- A lista de classificação geral já considera os pontos de acréscimo (para quem estudou integralmente em escola pública e para quem se autodeclarou afrodescendente)?

Sim. Na lista de classificação geral já consta a pontuação acrescida para quem se autodeclarou afrodescendente e/ou indicou ter cursado integralmente da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.

- Como será a matrícula?

A matrícula dos candidatos convocados no Processo Seletivo-Vestibulinho, do 1º Semestre de 2021, será on-line.

O candidato classificado dentro dos limites das vagas existentes receberá e-mail para confirmação da sua matrícula. A não confirmação de interesse dentro do período previsto, disponibilizará a vaga para o próximo candidato da lista.

 

- Quais são os documentos de matrícula?

O candidato convocado para a matrícula deverá fazer upload, no site www.vestibulinhoetec.com.br, entre os dias 20-01 e 21-01-2021, de forma legível dos seguintes documentos (obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG).

  • Para o 1º ano do Ensino Médio Integrado em todas as modalidades:

 - RG ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro)

- CPF

- Foto 3x4 recente, com fundo neutro;

- Histórico Escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental OU Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com Certificado de Conclusão.

- O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a Declaração Escolar (ver modelo de Declaração Escolar no Anexo II deste Manual) ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas;

  • Para o 1º módulo do Curso Técnico presencial e semipresencial:

- RG ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro). OBS: não serão aceitos em substituição ao RG/RNE: Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).

- CPF

- Foto 3x4 recente, com fundo neutro;

- Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem OU Declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio.

- Para os candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA:

- Histórico Escolar, com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, firmada pela Direção da Escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos OU Declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre/termo da EJA OU 2 (dois) Certificados de Aprovação em áreas de estudos da EJA OU

- Boletim de aprovação do ENCCEJA emitido e enviado pelo MEC OU Certificado de Aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC, OU Documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas.

- Para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM até a edição de 2016 - Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

- Somente para os candidatos do Curso de Técnico em Enfermagem - Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Declaração de matrícula na 2ª série do Ensino Médio ou Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem.

- O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a Declaração Escolar (ver modelo de Declaração Escolar no Anexo II deste Manual) ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas;

- Ainda tenho dúvidas sobre o processo do Vestibulinho 2021/ 1º semestre, o que devo fazer?

O candidato poderá entrar em contato com a coordenadora do Vestibulinho através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para acessar o manual completo com todas as instruções do candidato, Clique Aqui

 geral

 

Copyright © 2021 ETEC - Pedro Ferreira Alves. Todos os direitos reservados.
Rua Ariovaldo Silveira Franco, 237, Jd. Brasília, Mogi Mirim - SP